sexta-feira, 29 de maio de 2009

Música ajuda no desenvolvimento de bebês prematuros




28/05/2009 - 11h23

Música ajuda desenvolvimento de bebês prematuros, diz estudo

Da BBC Brasil
Uma pesquisa canadense sugere que os hospitais que tocam música para bebês prematuros ajudam no desenvolvimento destas crianças.

De acordo com o estudo da Universidade de Alberta a música pode acalmar os bebês e os pais, além de acelerar o ganho de peso e diminuir o tempo de permanência no hospital.

A música também teria efeitos benéficos em outros aspectos fisiológicos como o batimento cardíaco e a taxa respiratória.

Arquivo Folha Imagem
A música também teria efeitos benéficos em outros aspectos fisiológicos como o batimento cardíaco e a taxa respiratória
MÚSICA TRAZ BEM-ESTAR AOS BEBÊS
UOL GRAVIDEZ E BEBÊS
A equipe canadense analisou nove estudos e descobriu que a música também reduz a dor e estimula a alimentação oral.

"Existem provas preliminares que sugerem que a música pode ter efeitos benéficos em termos de parâmetros fisiológicos, estados de comportamento e redução da dor durante procedimentos médicos dolorosos", afirmaram o autor do estudo Manoj Kumar e sua equipe de pesquisadores. 

"Mas, enquanto existem provas preliminares de alguns benefícios terapêuticos da música para indicações específicas, estes benefícios precisam ser confirmados em testes de alta qualidade." 

Para o professor de obstetrícia Andrew Shennan, da organização de caridade britânica voltada para bebês Tommy, "as provas preliminares de que a música tocada para bebês prematurospode ter efeitos positivos no comportamento e na (redução da) dor émuito interessante." 

"Nascimentos prematuros aumentaram nos últimos anos e continuam sendo um grande problema na Grã-Bretanha, algumas vezes resultando em problemas de saúde de longo prazo na vida da criança, incluindo paralisia cerebral, surdez, cegueira, problema pulmonar crônico, dificuldades de aprendizado e comportamento", afirmou.

"Apesar de mais pesquisas serem necessárias nesta área, o estudo mostra que existem formas simples e baratas de garantir benefícios para a saúde de bebês prematuros", acrescentou.

Existem uma série de fatores que podem aumentar o risco de nascimentos prematuros, incluindo mães fumantes, infecções no útero, gravidez de gêmeos ou trigêmeos.

A pesquisa foi publicada na revista especializada "Archives of Disease in Childhood".

terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma viagem no tempo através da Música....100 músicas dos últimos 100 anos...



http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm


Relembre aqui as 100 canções que fizeram sucesso em cada ano nos últimos 100 anos e assista o videoclipe dela direto no site do Youtube (até 1935)
Incrível este site.....amei ver as músicas que tocaram em 1970.


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Manifesto dos Surdos em Curitiba

Convidamos para o
MANIFESTO EM DEFESA DA OBRIGATORIEDADE DA LÍNGUA DE SINAIS NAS ESCOLAS!

DIA: 01 DE JUNHO DE 2009
(SEGUNDA-FEIRA) 10h00

PERCURSO:
Concentração na Praça Santos Andrade, a partir de 9h30, em frente à Universidade Federal do Paraná, em direção ao Centro Cívico (Prefeitura Municipal de Curitiba, Assembléia Legislativa, Palácio Iguaçu).

REIVINDICAMOS:
I – O direito à COMUNICAÇÃO e ao ENSINO em Libras, nas escolas onde estudamos!
II – O ensino do PORTUGUÊS como SEGUNDA LÍNGUA, com processos avaliativos que respeitem nossa diferença lingüística!
III - EDUCAÇÃO BILÍNGUE em todas as escolas de Educação Básica freqüentadas por alunos surdos!
IV - CONCURSO PÚBLICO e CONTRATAÇÃO IMEDIATA de professores surdos para atuar nas escolas!
V- Inclusão da DISCIPLINA DE LIBRAS nos cursos de formação de professores, nas universidades públicas e privadas, ministradas preferencialmente por PROFESSORES SURDOS.
VI - INTÉRPRETES DE LIBRAS e profissionais capacitados para a comunicação com surdos, nos serviços públicos e locais de trabalho dos surdos, com destaque à ESCOLA!

domingo, 24 de maio de 2009

Unesco Biblioteca Virtual

Unesco lança biblioteca mundial digital 

- A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou na terça-feira (21/04) a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org).
A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.

Você é forte !!!!!! Lindo !!!!!!!

video

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Atire a Primeira Pedra

Atire a primeira pedra

Você que nunca cometeu erros,

Atire a primeira pedra,

Você que nunca sofreu uma perda,

Atire a primeira pedra,

Você que nunca chorou uma desilusão,

Atire a primeira pedra,

Você que não é doente,

Atire a primeira pedra,

Você que nunca desejou morrer,

Atire a primeira pedra

Você que nunca pediu esmolas,

Atire a primeira pedra.

Você que nunca pisou em rosas,

Atire a primeira pedra.

Você que nunca foi egoísta,

Atire a primeira pedra.

Você que nunca se sentiu só,

Atire a primeira pedra.

Você que sempre foi comedido,

Atire a primeira pedra.

Você que nunca cometeu excessos,

Atire a primeira pedra.

Você que nunca fechou os olhos para as injustiças,

Atire a primeira pedra,

Você que nunca magoou

Atire a primeira pedra.

Você que nunca errou

Atire a primeira pedra

Você que nunca pecou.

Atire a primeira pedra.

Você que nunca atirou pedras,

Atire a primeira pedra.

N.N.A.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ju, Fábio e Nani- Musicoterapeutas lindos.....

Eu, Você e Maria e a experimentação vocal

Publicado em 20/05/2009 | LUIZ CLAUDIO OLIVEIRA – LUIZS@RPC.COM.BR

No princípio, era a melodia. Então veio a voz e mais uma voz e outra ainda. Elas brincaram, se divertiram, namoraram e foram para o computador, que entrou na brincadeira. Estava criado o trio vocal Eu, Você e Maria. Vozes, composições, criatividade e proposta musical de Nani Barbosa, Ju Fiorezi e Fabio Raesh. É um início surpreendente de caminhada, de experimentação sonora vocal, acompanhada de efeitos de computador, tendo como base a música brasileira.

Por enquanto, só o que se pode ouvir deles são quatro (e o número quatro nunca foi tão pequeno) músicas no MySpace (www.myspace.com/euvcemaria). Segue entrevista como Nani, resumida porque o espaço assim o pede. A entrevista na íntegra pode ser conferida no blog Sobretudo (http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo).

Divulgação

Divulgação / Fabio Raesh, Nani Barbosa e Ju Fiorezi formam o trio Eu, Você e MariaAmpliar imagem

Fabio Raesh, Nani Barbosa e Ju Fiorezi formam o trio Eu, Você e Maria


Vocês já se conheciam, como decidiram se reunir?

Nos conhecemos na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), os três são formados em Musicoterapia. Na verdade, fazíamos parte do mesmo ciclo de amizades, já éramos bem amigos antes desse projeto. Um ficou sabendo do trabalho do outro e a Nani Barbosa propôs começarmos um trabalho que reunisse experimentação vocal (que Nani estava buscando) e produção musical, pois o Fabio Raesh e a Ju Fiorezi já estavam produzindo trilhas para espetáculos de Teatro e Dança.

Os três também estão envolvidos com o projeto de música étnica Música dos Povos, dirigido por Plínio Silva (direção geral) e Liane Guariente (direção Vocal). Engloba o grupo Bayaka, no qual Nani toca flauta transversal, e o Omundô, do qual Ju e Fábio fazem parte do grupo de vocalistas.

Além disso, Nani já atuou também como flautista em alguns grupos de Curitiba, como Risoflora (2005), Zacumbira (2007) e o Projeto de Choro- Cai na Roda (2008).

Como chegaram a este som?

A idéia inicial do grupo foi realizar a junção da experimentação vocal com os recursos de áudio e a tecnologia que tínhamos à mão, mas não sabíamos qual seria o produto que resultaria. O Fabio e a Ju já trabalhavam com produção de trilhas para teatro e isso influenciou um pouco.

A linha musical do grupo, no geral, leva muito em consideração o aspecto cênico. A partir daí, veio a ideia de produzir um show, que terá uma unidade narrativa, em que uma música conversa com a outra, para tecer um fio condutor (nos temas, arranjos e timbres).

A cada produção, novas idéias e sonoridades surgem, que podem ser ou não incorporadas, tendo, como filtro, a ideia central do show de expor nosso olhar sobre o cotidiano e as manifestações populares.

Como é escolhido o repertório?

Das 14 músicas que vão compor o show, apenas três são releituras, as outras são composições próprias. Todos compõem individualmente, e depois a música é apresentada ao restante do grupo e então os arranjos, timbres, etc são pensados coletivamente.

A única música composta pelos três se chama “Mariá”.

Os três são responsáveis pela criação musical (arranjos, experimentação....) e visual do grupo. Mas algumas “funções” foram sendo definidas por facilidades e interesses que cada um tem de maneira natural. Assim temos:

Fabio Raesh: em voz, violão, teclados, toda produção musical, confecção de samples, programação midi, mixagem e masterização.

Nani Barbosa: voz, violão, sopros (flautas, pife), propostas vocais inusitadas, indagações conceituais, pesquisas de referências vocais.

Ju Fiorezi: voz, teclados, confecção de samples, programação midi, pesquisas de referências musicais e relações públicas.

Falem sobre show e disco.

No momento estamos focados na produção do show de estréia que acontecerá no Teatro Paiol no dia 4 de agosto e onde será lançado o primeiro EP do grupo, que provavelmente será disponibilizado no Myspace para download.

Estamos priorizando os espetáculos para o segundo semestre, porque eles exigem um produção visual (figurino, performance, cenário, projeções de vídeos) e também o desafio de reproduzir ao vivo as produções. Pelo tipo de som que fazemos (utilização de samples, efeitos, etc.), precisamos, em algumas músicas, de um material pré-produzido, que será utilizado nas execuções ao vivo.

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago



"[...] por enquanto, eram lágrimas e lamentos. A culpa foi minha, chorava ela, e era verdade, não se podia negar, mas também é certo, se isso lhe serve de consolação, que antes de cada ato nosso nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois a provavéis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar." SARAMAGO, 1995, p. 84


Jars of Clay- 

video

domingo, 17 de maio de 2009

Rainer Maria Rilke


A PANTERA

(No Jardin des Plantes, Paris)

De tanto olhar as grades seu olhar

esmoreceu e nada mais aferra.

Como se houvesse só grades na terra:

grades, apenas grades para olhar.


A onda andante e flexível do seu vulto

em círculos concêntricos decresce,

dança de força em torno a um ponto oculto

no qual um grande impulso se arrefece.


De vez em quando o fecho da pupila

se abre em silêncio. Uma imagem, então,

na tensa paz dos músculos se instila

para morrer no coração.

sábado, 16 de maio de 2009

Filme Iraniano - The Apple- Hoje 22:30 no Canal Futura

Sábado, dia 16/05 - 22:30

Baseado em fatos reais: Na parte sul de Teerã, diversas família se uniram para denunciar pais para o Serviço Social por não permitirem que seus filhos saíssem de casa. Uma assistente social é encarregado da investigação. Ela descobre que duas gêmeas com 11 anos de idade vivem encarceradas em seu próprio lar desde o nascimento. O argumento de seus pais é: Minhas filhas são como flores, não devem ser expostas ao Sol ou desaparecerão.

A Apple (1998 filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

A Apple

Filme cartaz
Dirigido porSamira Makhmalbaf
Escrito porSamira Makhmalbaf
Mohsen Makhmalbaf
ProtagonistasGhorban Ali Naderi
Azizeh Mohamadi
Massoumah Naderi
Zahra Naderi
Zahra Saghrisaz
Distribuído porNew Yorker
Libere a data (s)19 de fevereiro de 1999
Running time86 min.
PaísIrão
LinguagemPersa

A Apple (título original: SIB) é o 1999 filme estréia diretorial por Samira Makhmalbaf, filha do aclamado diretor iraniano, Mohsen Makhmalbaf. O filme é baseado em uma história verdadeira e as características das pessoas reais que, na verdade, ele viveu.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Centre Chrétien International en Haiti.




Igreja no Haiti

“ ENTÃO OS DISCÍPULOS PARTIRAM, E PREGARAM POR TODA A PARTE, COOPERANDO COM ELES O SENHOR, E CONFIRMANDO A SUA PALAVRA POR MEIO DOS SINAIS, QUA A ACOMPANHAVAM.” Mc. 16:20

Geiza Mendes
Missão Haiti

terça-feira, 5 de maio de 2009

Rejeite o veto 127 em favor da Musicoterapia


Recebi hoje este e-mail e disponibilizo para que aqueles que acessarem meu blog, fiquem por dentro das últimas notícias.


Colegas,

Vamos pedir por email e por telefone que os nossos deputados e senadores, amanhã (06/05) às 19h, na sessão para apreciação de vetos,  Rejeitem o veto 127 - em favor da Musicoterapia. Mandem seus emails, dêem seus telefonemas, estejam aqui conosco ! Falta pouco mais de 24 horas. Se cada um mandar pelo menos para os parlamentares do seu estado já é uma boa pressão ! Precisamos encher as caixas de email deles e lhes telefonar.
 
 
Amanhã estaremos pelos corredores distribuindo pequenos panfletos entre os deputados e senadores pedindo:
 
 
Rejeite o veto 127 -  Em favor da Musicoterapia
 
Um abraço e bom trabalho para todos.
Gaby
 
 
http://www.camara.gov.br/
 
http://www.senado.gov.br/sf/